BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Protocolo de Comunicação

O tema é vago e sempre voltarei a ele vez ou outra... Resolvi escrever sobre ele por recentemente ter tido uma conversa do tipo, "professor, qual o melhor anti-vírus para o meu computador?", a resposta é a mesma de anos atrás, "o que estiver sempre atualizado!". É interessante que, apesar da quantidade de informação, boa parte dos usuários não a procura e atualmente existe em muita quantidade... Talvez seja por dois motivos: preguiça de procurar e linguagem inacessível. A segunda é a pior... Existem vários artigos, textos, manuais e outros "troços" que deveriam auxiliar e orientar o usuário, mas o problema é exatamente esse... Qual a linguagem utilizada? Existe uma barreira a ser ultrapassada por um usuário principiante (são milhões de usuários) que é a compreensão dos termos técnicos e da gíria da informática. Não raro, vejo usuários ficarem mais confusos depois de tentarem encontrar a resposta na internet. Eu tive uma experiência interessante, precisei dar aulas particulares para alguns clientes (na época que eu era profissional liberal) e notei que o que eu dizia não era compreendido. Eu sempre recomendei a todos que escrevessem os procedimentos para auxiliar na lembrança (memória secundária). Sempre que a anotação era feita com as minhas palavras eu tinha que traduzir. Passei então a orientá-los a fazerem as anotações utilizando a linguagem deles, da forma como eles viam e compreendiam o software que estavam utilizando, para minha surpresa, nunca mais tive de explicar tudo de novo. Dessa experiência ficou a lição, sempre procurar no universo daquele a quem queremos atingir, os exemplos e sinônimos para serem utilizados na mensagem, seja em um curso, palestra, aula, treinamento ou até mesmo em uma conversa.

Um comentário:

Rico disse...

Mestre, bela matéria, estarei sempre aqui pegadno um pouco mais de conhecimentos.

abração.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina